quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

BLOGGER

Blogger
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blogger, uma palavra criada pela Pyra Labs, é um serviço que oferece ferramentas para indivíduos publicarem textos na Internet.

A ferramenta Blogger é um serviço para fazer a publicação de blogs mais fácil. O usuário não tem que escrever nenhum código ou preocupar-se com instalação de programas em servidores, ou scripts. Mas isso não impede o usuário de mudar livre e completamente o visual de seu blog.

Blogger permite a hospedagem de blogs em seu BlogSpot ou num servidor do usuário (via FTP).

História
Lançado em agosto de 1999, é uma das primeiras ferramentas dedicadas a publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Mais especificamente, ao invés de colocar os posts à mão em HTML e freqüentemente fazer o upload de novos posts, o usuário pode criar posts para o blog através do site/sítio do Blogger. Isto é possível com qualquer navegador e imediatamente aparece no site.

O Blogger foi começado pelo Pyra Labs. Em 2003, o site/sítio de busca Google comprou a empresa e com isso, o Blogger. O Google era o que estava faltando no Pyra. Mais adiante, funções especiais que tinham a necessidade de serem pagas para serem acessadas, tornaram-se grátis com a ajuda do Google.

O Google comprou a Picasa (um produtor de programas de imagem) em 2004 e o seu utilitário de compartilhamento de fotos Hello, que foi integrado ao Blogger, permitindo usuários a postarem suas fotos nos blogs.

Em 9 de maio de 2004, o Blogger foi relançado com um novo visual em colaboração com as empresas de webdesign Adaptive Path e Stopdesign, adicionando novos templates, página própria para posts, comentários, e postagem por e-mail.